sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SOU DONA DE CASA SIM E DAÍ?

Sou mulher, casada à 25 anos e mãe de um casal de filhos, sou dona de casa ou seja, sou a faz tudo aqui em casa. Respectivamente pinto e bordo, sou eletricista e jardineira, artesã e decoradora,carpinteira e pedreira, aquela que é pau para toda a obra como diz o ditado. Mas sou mulher, romantica e vaidosa, perfeccionista e critica ao extremo e não é só com os outros, comigo mesma também. Comecei esse texto dizendo: sou mulher porque alem e acima de ser dona de casa eu não posso esquecer de mim como mulher, todas nós depois de um dia estressante de trabalho domestico muitas vezes sentimos vontade de sentar num sofá ou mesmo cair na cama e dizer me esqueçam até amanhã ou colocar aquele aviso na maçaneta da porta do quarto dizendo: não perturbem, e deixamos de nos arrumar, o cansaço as vezes é tanto que pouco importa a nossa aparencia fisica, se o cabelo esta penteado, se as unhas estão pintadas ou pelo menos arrumadinhas, queremos mais é que nos esqueçam por um momento. A um tempo atraz eu sentia vergonha de dizer que era dona de casa, geralmente quando vamos fazer compras, renovar cadastro e fazem a pergunta crucial: qual a sua profissão? - Dona de casa! Vocês ja sentiram o olhar que as pessoas lançam para você? É como se estivessem pensando, - mais uma dondoca que não faz nada a não ser bater perna de loja em loja, como se isso fosse verdade! Mal sabem elas o quanto trabalhamos em casa, eu por exemplo fico a semana toda em casa, saio quando é estritamente necessario ou quando canso de ficar em casa, saio dar uma volta, olho as vitrines, se tem algo que me interessa e eu posso compro, senão volto para casa com a diferença de estar relaxada por ter saido dar uma volta e espairicido a mente. Antigamente sofriam preconceito as mulheres que trabalhavam fora, hoje a situação inverteu, somos nós donas de casa que sofremos esse preconceito. Como se optar em ser dona de casa fosse a pior coisa do mundo, já trabalhei fora, sou esteticista e cabelereira, trabalhei dois anos e parei por causa de uma lesão no ombro esquerdo, e como tantas chegava em casa e fazia o serviço de casa. Antes de sair deixava a comida pronta para os filhos que chegavam do colégio, pendurava as roupas no varal e minha filha tirava a tarde. Trabalhava não por necessidade financeira mas para me sentir util, valorizada e realizada profissionalmente, sabe aquela historia de mostrar que é capaz de além de esposa, mãe e dona de casa ser também uma profissional realizada? Se eu soubesse antes o que sei hoje! Bem dizem que conforme vamos amadurecendo vamos ficando sabios, os dois anos que trabalhei me serviram para confirmar que quando temos força de vontade podemos nos dividir em dez mulheres ao mesmo tempo para fazermos muitas coisas juntas, mas tudo por mais que nos esforcemos para sairem bem, sempre acabam ficando meia boca, chegar em casa arrumar tudo,fazer o jantar, dar atenção ao marido, aos filhos, as discussões entre eles, ouvir a reclamação do marido e deles, ver lição de casa da escola, ir a reuniões de pais no colegio, isso tudo no horario de expediente! Céus é de deixar qualquer um maluco! E nesse mucuvuco todo por mais que nos esforcemos ao máximo mesmo, não da para tudo sair perfeito. Quem é dona de casa, esposa e mãe sabe do que estou falando, nós queremos tudo arrumado nos seus devidos lugares, a casa limpinha e cheirosa, o jardim um brinco, mas nem sempre conseguimos tudo isso, quando terminamos de limpar e colocar tudo em ordem, olhamos para traz e é como se nem tivessemos feito nada, é desanimador! Ser dona de casa não significa sermos submissas a nossos maridos pelo fato deles serem os mantenedores financeiros, mas administrarmos igualmente, as vezes mais, as despesas, os orçamentos todos da casa e da familia. Posso estar sendo repetitiva, pois ja li muitas matérias e reportagens de donas de casa e todas falam a mesma coisa que estou escrevendo aqui. Mas por que estou escrevendo então se ja sabem de tudo isso? É por que hoje eu sei que ser dona de casa é a melhor opção que pude fazer, bendita lesão no ombro que me fez parar e voltar a ser apenas dona de casa, mãe e esposa. Mesmo que eu não tenha o merecido valor em me virar em dez e fazer muitas coisas juntas hoje as faço por inteiro, eu me considero realizada e orgulhosa do meu trabalho em casa, hoje eu tenho tempo de alem do serviço de casa, fazer meus artesanatos, pinturas em tela, ler alguns livros enfim, pude ver meus filhos crescendo e compartilhar com minha familia os bons e maus momentos na sua plenitude e não por telefone e não pela metade. Não precisei mais sair correndo do trabalho para levar um filho ao médico na emergencia. Hoje eu falo com orgulho que sou dona de casa sim e daí? Quando me olham meio de canto eu dou um sorriso e penso quanta gente gostaria de estar no meu lugar e não podem, também tenho orgulho das mulheres que optaram em se dividir entre a casa, a familia e o trabalho, principalmente as que precisam financeiramente, eu as respeito porque são heroinas de verdade, são mulheres valentes e corajosas, mas não são melhores que eu ou outras em nada por que tem dupla jornada. Cada uma de nós optou por um caminho, umas por necessidade, outras por vaidade, outras ainda pela realização profissional, seja la qual for o motivo o fato é que todas são donas de casa, por mais que façam o minimo possivel ou que apenas deem ordens as suas secretarias domesticas, não deixam de serem as donas das suas casas, então donas de casa! E um viva a nós mulheres todas, donas de casa, esposas e mães, somos como uma tulipa amarela no meio de tantas vermelhas, mas nem por isso deixamos de estar antenadas em tudo dentro e fora dos muros de nossas casas, não somos alienadas. Lucimara Borges 25/09/2009.

Um comentário:

Danielle Cristine Borges de Sousa disse...

Não é dona de casa mais, agora é Secretária do Lar! Bons tempos aquele em que eu era apenas uma Assistente de Secretária do Lar, uma vez na faculdade, quando estava desempregada, falei que eu era isso e todo mundo riu, mas era a mais pura verdade, eu estudava de manhã, voltava pra casa a tarde, e ajudava a mãe a fazer as coisas, as vezes bagunçava tudo, desarrumava a arrumação, mas com a melhor das intenções em ajudar a arrumar. Não sei pq as pessoas não consideram isso como uma função tb! Hj tô aí, trabalhando, me estressando, dormindo mal a noite, cheia de problemas que quando acho que tô melhor voltam a tona por causa de um novo stress, fazendo mil coisas ao mesmo tempo sem fazer nenhuma delas direito a troco de que? Dos benefícios que levo aos meus patrões que quando eu estiver toda quebrada ruim de saúde vão achar que não sirvo mais para a empresa deles e vão me descartar? Tudo isso pq? Pq algumas mulheres não se valorizavam e se achavam inferiores por cuidarem dos seus lares e dos seus filhos e resolveram num belo dia queimar seus sutiens em praça pública! Hj digo: MALDITAS MULHERES QUEIMADORAS DE SUTIENS! Se elas soubessem que por causa delas não temos mais tempo para cuidarmos de nós mesmas, que por causa delas nossas casas não ficam mais um brinco só, que por causa delas muitas de nós estamos com a saúde detonada, que por causa delas muitos de nossos filhos(nossos não pq ainda não sou mãe mas vamos generalizar) estão se criando sem a presença materna e passando mais tempo nas ruas sem supervisão e entrando pra marginalidade e experimentando drogas desde cedo, acredito que se elas soubessem que seria tudo dessa forma iriam rever sua função na sociedade e ter orgulho em dizer SOU MULHER, MÃE E DONA DE CASA SIM E DAÍ? Portanto se vc é mulher e pensa que ser dona de casa é sinônimo de rebaixamento pense em tudo isso que escrevi acima!