terça-feira, 22 de setembro de 2009

COMO LIDAR COM FILHOS ADOLESCENTES?

Veja esses sites, tem muita coisa interessante. Nunca é tarde para aprendermos lidar com nossos filhos, quem que as vezes não sentiu-se impotente diante da rebeldia de um filho? Segue abaixo algumas respostas. __________###__________###__________###__________###__________###________ http://www.psicologiaeciencia.com.br/como-lidar-com-os-filhos/ http://www.pequenosgrupos.org.br/seminarios_lideres_cordenadores/voce_sabe_lidar_com_conflitos.htm http://vidaeestilo.terra.com.br/diadospais/interna/0,,OI3895749-EI14108,00.html http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/conselho-mae-471715.shtml http://www.clicfilhos.com.br./// __________###__________###__________###__________###__________###__________ Além disso segue abaixo um texto que li na internet no anuncio google sobre como lidar com a adolescencia de nossos filhos ou será aborrecencia? Seja o que for as vezes da vontade de se trancar no armario e engolir a chave, ô fazesinha dificil! Vocês devem me perguntar, mas você não passou por isso? Respondo: Passei mas creio que não era tão rebelde assim, obedecia e respeitava meus pais, tinhamos nossos confrontos mas eram resolvidos. É!!! Bem que minha mãe falava: ¨ quando tiver teus filhos você vai ver como é dificil criar e educar¨, e ela tinha razão! Hoje com um casal de filhos adolescentes vejo o quanto é dificil, educar e orientar para que eles não entrem em fria, sigam o caminho certo e tenham carater, as vezes eles aceitam, as vezes não, acham muitas das vezes que estão sempre certos, que sabem tudo, que são os bambambans e nos preocupamos a toa, fazemos drama e tempestades num copo d´agua. As vezes sim nos preocupamos em excesso, mas do jeito que esta o mundo hoje, como não nos preocuparmos? Quando meus filhos saem a noite para alguma balada eu e meu marido ficamos apreensivos e só descansamos quando ligam para irmos busca-los ou quando ouvimos a fechadura da porta abrir e os vemos sãos e salvos em casa novamente. E quando eles vem com aquela famosa frase: ¨fique susse mãe, tá tudo susse, é susse, e susse aqui e susse la e sei la quanto susse mais, ...¨ haja paciencia! Muitas vezes ainda por mais educação e orientação que você de, ainda acontece deles seguirem pelo impulso e se jogarem ao acaso e quebrarem a cara, mesmo que a gente diga e avise que não é por ai. Mas leiam o que fala o texto: ___________###____________###____________###____________###___________

Quando os filhos nascem dão um trabalho danado, pois choram a noite toda, não deixa seus pais dormirem, chora por causa de dor e os pais têm que adivinhar o que está acontecendo com seu filho. Mas, tudo bem, afinal esse é o valor que temos que pagar para podermos constituir uma família. Quando são crianças são mais meigos, carinhosos, atenciosos e adoram sair com os pais, mas quando a fase aborrecente chega ai ninguém segura, pois é uma troca de temperamento total, pois quando estão alegres passa cinco minutos já estão de cara fechada, chorando dentro do quarto e os pais vão conversar com eles e eles só xingam e assim por diante. A pergunta mais freqüente é se os pais é que não entendem seus filhos ou os filhos que não entendem seus pais? Os adolescentes possuem a fama de serem aborrecentes. Essa fase é conhecida como de transição entre a infância e a maturidade que se estende, aproximadamente dos 13 aos 23 anos para o homem, e dos 11 aos 21 para a mulher. È nesta fase que eles estão passando de crianças para a adolescência e ficam estressados porque não sabem o que realmente são o que devem usar para se vestir, quais as atitudes tomar, o que fazer em relação a alguns assuntos, se perguntam para os pais ou não, se começam a namorar ou se ainda são muitos novos e mais uma série de perguntas que, para eles que nunca tinham se deparado com isso é meio complicado manusear isso. Então, a melhor maneira de conversar com seus filhos são desde quando ele nasceu é necessário ter uma convivência boa, conversar com ele sobre assuntos escolares, ajudá-lo na tarefa, passear com eles e mostrar para eles que eles podem contar com você para tudo. E quando achar que deve ser à hora comece a conversar sobre assuntos mais graves como, por exemplo: namoro, gravides. fonte: (Anuncios Google).

Ainda tem as duvidas que eles tem em relação ao corpo, a sua sexualidade e ao sexo em si, namoros que vão e vem e várias outras coisas que muitas vezes não sabemos ou não damos conta de tanta informação e interrogação que nos bombardeiam quase que diariamente. Respondo mas as vezes fico em duvida se respondi certo, se ajudei ou se confundi mais ainda, eles parecem satisfeitos ate agora!

Quando chegamos nesta idade parece que o mundo está de pernas para o ar e que tudo que vimos até agora está só mudando e que ninguém está do nosso lado.Mas, é nesta fase que os pais devem dar mais atenção e ter uma amizade incomum com os seus filhos para que assim eles possam confiar e contar tudo que virem e que aprenderem fora de casa. É nesta fase da vida que nos damos conta de tudo que acontece e nesta fase que aprendemos com o que devemos mexer, mas para isso é muito importante a presença de um pai e de uma mãe para que você conte tudo o que está acontecendo, afinal nada melhor que eles para lhe ensinar, pois eles já passaram por tudo isso. As principais dúvidas que os jovens tem nessa idade é relacionado a sexo, amor, festas, doenças, drogas, cigarros, bebidas e tudo mais e para que seu filho não se perca neste mundo que ao mesmo tempo pode nos ensinar coisa maravilhosas pode também nos ensinar somente o que não devemos aprender. As dúvidas mais freqüentes e que os pais devem levar mais em consideração e perder a vergonha de conversar com os seus filhos está relacionado à AIDS, como evitar para que a pessoa não pegue AIDS, o que é janela imunológica, qual é o tempo para aparecer os primeiros sintomas desta doença, quais as maneiras de se contagiar com essa doença, se pode haver transmissão de doenças através do beijo, abraço ou aperto de mão, qual o risco de contaminações com o sexo oral, explicar o que é sexo oral, se for ter relações sexuais utilizar preservativos e não esquecer das anticoncepcionais, sexo sem penetração corre risco de gravidez, dos remédios que estimulam tanto o homem quanto a mulher, se toda a mulher sangra quando tem a primeira relação sexual, falar sobre a virgindade, porque os homens sentem mais vontade de ter relações sexuais do que as mulheres, quais os riscos de realizar um aborto, para que serve a pílula anticoncepcional e tudo mais relacionado ao sexo e a vida dos adolescentes, afinal estes estão começando cada vez mais cedo a saber e a realizar as coisas.( Anuncios Google).

________###_________###_________###__________###________###_________

O mais importante de tudo e que eu creio, é além de educar e orienta-los para a vida ai fora, é também orienta-los na FÉ em DEUS, por que só ele pode ajudar-nos a encaminha-los nessa vida tão conturbada e cheia de percauços. Com certeza eles passarão por eles, e se estiverem bem preparados e orientados e protegidos por Deus poderão cair mas saberão como se leventar, podendo aprender com seus possiveis erros e não comete-los mais e assim ficarão mais maduros. Pois tropeçar, cair e se levantar faz parte da vida de qualquer um de nós, as pedras que nos fazem tropeçar fazem parte do nosso desenvolvimento e crescimento mental e espiritual e contam as historias das nossas vidas. Eu sempre falei para meus filhos não viverem por acaso apenas mas por escolhas, a gente pode escolher o que quer ser nessa vida, pode escolher por qual caminho seguir sempre e se a escolha for pelo errado, com certeza o que plantarem colherão mais na frente, o que fizerem de bom terá bons frutos e o que for de mal também. Caras donas de casa antenadas BOA SORTE a vocês com seus adolescentes, aborrecentes!!!

Luci Borges.

Nenhum comentário: